quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pastéis de Tentúgal

Bom dia Alegria! :)                            

Já vos tinha dito que me podem visitar também no facebook?? Já!!! ;)

Já andava a prometer-me que muito em breve iria ter que experimentar fazer estes pastéis maravilhosos, afinal de contas ADORO doce de ovos.

Como tinha uma embalagem de massa filo aberta no frigorífico resolvi a proveitar a aportunidade para preparar este regalo. Não lhes posso chamar bem de Pastéis de Tentúgal, são apenas uma imitação, pois os verdadeiros tem um gostinho único e especial, mesmo assim adorei o resultado.




Ficaram bonitinhos!





Ingredientes: (para 7 pastéis)
7 folhas de massa filo
5 gemas
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de àgua
manteiga derretida q.b. para pincelar
úcar em pó para polvilhar

Preparação:

  1. Começamos por fazer o doce de ovos, como já percebeream usamos sempre para cada gema uma colher de sopa de açúcar e uma de àgua. Colocamos tudo numa caçarola em lume brando e mexendo sempre até a mistura começar a engrossar. Deixamos arrefecer.
  2. Dividir cada folha de massa filho em 4 partes iguais e usamos 3 delas para casa pastél. As folhas que comprei são rectangulares mas acho que também se vendem em forma redonda. Colocamos a primeira folha na mesa, pincelamos, colocamos outra por cima, pincelamos e colocamos a ultima por cima, pincelamos novamente e juntamos uma colher de ovos moles numa das extremidades. Enrolamos dando 3 voltas, pincelamos mais uma vez e viramos as pontas para  cima. Simples! :)
  3. Levamos ao forno num tabuleiro forrado com papel crepe durante 10/15 minutos a 150°.
  4. Deixamos arrefecer, polvilhamos com o açúcar em pó e estão prontinhos a comer.

 Bom Apetite!

25 comentários:

  1. Que maravilha.
    Eu também adoro doce de ovos, e tudo o que tenha doce de ovos.

    Os pasteis ficaram lindos e deliciosos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ana
    provei este pastel em Portugal há alguns dias e amei! Não conhecia doce de ovos, ainda menos que se fazia tantas delícias com ele.
    Obrigada pela receita!
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Kati! fazem-se realmente IMENSAS delicias com o doce de ovos, é claro que nao se pode abusar muito, mas de vez em quando nao faz mal :)

      beijinhos

      Eliminar
  3. São tão bons! Os teus ficaram perfeitinhos! A ver se na próxima vez que for às compras trago esta massa.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  4. Fantásticos! Que maravilha de se ver.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana!
    Eu sou nova no teu blog :)
    Adorei a tua receita!Eu não conhecia esse pastel português :)
    Ficaram lindos!e o açúcar de confeiteiro por cima, os deixaram ainda mais charmosos!
    Farei-os com certeza, assim que comprar a massa filo.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  6. Que ricos pasteles con pasta filo..... muy ordenados......

    ResponderEliminar
  7. FICARAM LINDOS, APETECIA-ME MESMO LEVAR UM...ADORO ESSES PÁSTEIS.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. São lindíssimos.. e, com certeza, uma delícia.

    ResponderEliminar
  9. Ficaram perfeitos! Eu não resisto aos Pastéis de Tentúgal, também sou fã de doce de ovos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que delícia, não resisto a estes docinhos regionais!! beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá, pelo aspecto ficaram bem deliciosos!!!
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  12. Ficaram lindíssimos e comia já uns quantos.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Se tem doce de ovos eu ADORO!!! E estes pastéis ficaram tão bonitos quanto os originais, só faltava mesmo ter cá um ;)

    ResponderEliminar
  14. so comi uma vez e gostei mt os teus estao mt bonitos parabens bjs

    ResponderEliminar
  15. Pelo bom aspecto que têm não lhes chamaria imitações ;) Gosto imenso de massa filo, mas ainda não lhe apanhei o jeito... Estão mesmo gulosos esses pastéis.

    ResponderEliminar
  16. Ficaram Bonitinhos??? Ficaram LINDOS!!! ADOREI!!!
    Fiquei com água na boca de olhar as fotos...
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  17. Eu acho que pela apereência ficarm otomos. E olha que eu até os vejo com alguma freqência porque moro numa cidade à beira mar a cerca de 30km de tentugal.
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  18. Sobrou algum???? Ficaram lindos!!!!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Adorei a receita.
    vou testar!

    se puder visite meu blog.
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  20. Que lindo adorei deve ser muito gostoso,bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  21. ola eu adoro pasteis de tentugal eu sou de coimbra mas nao estou la a viver estou na frança mas eu gostaria que me esplicase o que e massa de fillo nos aqui so temos massa folhada e grise sera aque essa massa da para faser os pasteis se poder de responder qui vai o meu mail (orkidia_rosa@hotmail.com )muito obrigada e um grande beijinho

    ResponderEliminar